sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TREINO COM JOVENS - RELAÇÃO COM OS PAIS

No treino com jovens atletas cada treinador deve acima de tudo possuir um papel de formador. Deverá saber incutir aos jovens gosto e interesse pela modalidade, para que estes mais facilmente comessem a assimilar os primeiros conceitos desta modalidade que é o Futsal.
Deve-se sempre realçar no trabalho diário que se tem com os jovens atletas, a encarar esta modalidade como um desporto colectivo, onde todos são fundamentais.
Numa primeira fase e como abordagem ao jogo, deve optar-se pelo sistema de ataque livre e defesa individual, são métodos mais facilmente interiorizados pelos atletas e mais estimulantes, outro aspecto a ter em conta nesta primeira fase é ir fazendo com que os jovens comessem a constatar as regras do Futsal.
Relativamente á relação com os pais ou familiares dos jovens atletas, o treinador deve manter uma postura de cordialidade, de dialogo o mais regular possível para assim poder constatar como está a vida social dos seus jovens atletas e verificar se estão com algum tipo de problema que o possa afectar inclusive na sua prestação desportiva.
Deve alertar os pais para não interferirem negativamente no trabalho que os jovens realizam nos treinos e jogos, acontece que muitas vezes os pais dos jovens insurgem-se contra eles quando estes erram em determinada situação, querendo que eles sejam os melhores do mundo, que funcionem como máquinas, pretendem muitas vezes que os filhos sejam aquilo que eles não conseguiram ser, com um comportamento destes um pai pode levar um filho ao abandono dada a pressão a que o atleta está submetido.
O treinador deve aconselhar os pais a quando falarem com os jovens sobre a sua prestação desportiva, realcem sempre os aspectos positivos e que mostrem entusiasmo pela prestação deles, isso é muito importante para a confiança, e muitas vezes auto estima dos jovens atletas.
Um treinador deve tentar possuir sempre uma boa relação com os pais ou familiares dos atletas, mas nunca permitindo que em situação alguma interfiram no seu trabalho.