terça-feira, 23 de novembro de 2010

TREINAR PARA AGRADAR PODE NÃO SER TREINAR PARA JOGAR

PODE SER UM TEMA COMPLEXO MAS DIVERSAS VEZES SOMOS DEPARADOS, COM A GRANDE NECESSIDADE DE OBTER EXERCICIOS NOVOS, DIFERENTES, MAIS OU MENOS COMPLEXOS PARA SEREM APLICADOS NOS RESPECTIVOS TREINOS E ASSIM PARA ALÉM DE PREENCHER O TEMPO DE TREINO, CATIVAM (OU TENTAM) TAMBÉM OS/AS ATLETAS, PRETENDENDO QUE SE CRIE IMPACTO E DEPOIS SE ENCHA O EGO QUANDO OS MESMOS DIZEM AQUELAS EXPRESSÕES TIPICAS “ O MISTER É QUE PERCEBE…PARECE O MOURINHO”.
SERÁ QUE É ISTO QUE REALMENTE REALIZA UM TREINADOR? OU SERÁ A FORMA COM QUE REALMENTE A SUA EQUIPA JOGA E TRABALHA EM FUNÇÃO DAQUILO QUE ELE PRECONIZOU COMO MODELO DE JOGO E SEUS PRINCIPIOS? ACREDITO E DEFENDO A SEGUNDA HIPOTESE DE FORMA ACÉRRIMA.
EM FUNÇÃO DAQUILO QUE IDEALIZAMOS COMO SENDO A FORMA QUE PRETENDEMOS QUE A NOSSA EQUIPA JOGUE, DEVEMOS ESTABLECER UMA BASE DE EXERCICIOS DEVIDAMENTE AJUSTADOS.
CONCORDO PLENAMENTE (FAÇO REGULARMENTE) QUE POSSAMOS CONSULTAR OUTROS COLEGAS, VERIFICAR OUTRAS REALIDADES, SOLICITAR AJUDA, E ATRAVES DESSAS BASES, DESSES TREINOS, EXERCICIOS, EXPLICAÇÕES IRMOS CONSTRUINDO A NOSSA BASE DE TRABALHO DIRECIONADA PARA A NOSSA REALIDADE E PARA O NOSSO CONCEITO DE JOGO.
JULGO QUE PARA QUALQUER TREINADOR E GRUPO DE TRABALHO EXISTE UM GRANDE SENTIMENTO DE REALIZAÇÃO QUANDO VEMOS A TRASNFER DO TREINO PARA O JOGO.

DEIXO AQUI UM CASO PRÁTICO DO ALGUM TRABALHO QUE VAMOS DESENVOLVENDO:

EXERCICIO: JOGO 2X2 EM MEIO CAMPO, QUEM ATACA POSSUI UM JOKER OFENSIVO, QUE VAI CONSTANTEMENTE FAZER MOVIMENTOS “ENTRE LINHAS” OU APOIOS CURTOS NO PORTADOR DA BOLA, E ASSIM PERMITIR 2X1 NAS ALAS. ALA OPOSTO GANHA CORREDOR CONTRARIO Á BOLA. DAMOS CLARO FAVORECIMENTO AOS MOVIMENTOS OFENSIVOS, APESAR DE QUEM DEFENDE MESMO EM INFERIORIDADE NUMÉRICA TRABALHAR EM FUNÇÃO DOS NOSSOS PRINCIPIOS DEFENSIVOS.




….. E AGORA A TRASNFER PARA O JOGO!

video
video

BOM TRABALHO!

MPA