sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FORÇA MENTAL - LIDAR COM O STRESS

Cada vez mais no panorama desportivo é fundamental trabalhar a vertente psicológica e motivacional de cada atleta, da mesma forma que se treinam os aspectos físicos é técnico – tácticos.
Um jogador motivado e forte psicologicamente obtém níveis de rendimento muito mais elevados, torna-se um jogador confiante, tranquilo, que não se deixa abater nem amedrontar com diversos factores inerentes ao jogo como, decisões incorrectas de arbitragem, picardias com adversários, ambientes hostis promovidos nas bancadas, um jogador motivado e com grande força mental transforma-se num atleta concentrado, numa mais valia para qualquer equipa e treinador.
 O contrário é por demais notório num jogador que não tenha grande motivação, que seja um jogador fraco psicologicamente, intranquilo que tenha receios de assumir uma postura de liderança e força. Por mais talento que este jogador possua, quer ao nível técnico quer físico, nunca se vai conseguir impor da maneira pretendida todo o seu talento e potencial, pois a sua fraqueza mental vai leva-lo a níveis de ansiedade elevadíssimos, assim como de stress, vai-se tornar um jogador receoso e nos momentos chave não irá dar uma resposta positiva.
Assim os treinadores devem diariamente trabalhar este aspecto, saber motivar os seus atletas, dizer as palavras certas nas alturas certas, encorajar os seus atletas e incidir sempre para que os atletas mais experientes, mais fortes, que os lideres da equipa sirvam também de apoio aqueles que sejam mais sensíveis e susceptíveis a ganhar receios, stress, que fraquejem mentalmente e levam as tão conhecidas “ Crises de Confiança “.
Existem diversos factores que podem levar á caracterização destes dois tipos de atletas:
. ATLETA MOTIVADO E COM GRANDE FORÇA MENTAL:
- Bem sucedido ao nível social, quer no meio familiar, grupo de amigos e ambiente escolar
- Discurso adequado por parte do treinador
- Consciencialização do valor que possui
- Acreditar em si próprio
- Grande espírito de sacrifício, concentração e aplicação no trabalho desenvolvido durante a semana.
. ATLETA RECEOSO E FRÁGIL MENTALMENTE:
- Atleta com problemas ao nível social, quer ao nível familiar, amigos e ambiente escolar. Um atleta que por exemplo vá para o um jogo a pensar na discussão que os seus pais tiveram com ele denegrindo o seu valor, irá afectar o rendimento desse atleta.
- Discurso totalmente desadequado por parte do treinador, um treinador tem de saber motivar, corrigir as fraquezas mas nunca esquecer de realçar o valor e as capacidades dos seus atletas. Penso que actualmente não será oportuno optar pelo discurso do orgulho ferido, ou seja de dizer que os seus atletas são isto ou são aquilo. Ex: Intervalo de um jogo a sua equipa encontra-se a perder, situações de jogo não estão a sair bem, os atletas encontram-se nitidamente abalados com o rendimento que estão a ter, seria totalmente inadequado o treinador entrar num discurso de alta voz, totalmente descontrolado, a denegrir os seus atletas. Muito facilmente a equipa entraria para a segunda parte com uma pressão elevadíssima, e a situação poderia complicar-se muito mais.
- Não acreditar em si próprio e no valor que possui
- Falta de concentração e aplicação no trabalho semanal Ex: Um atleta que não tenha aplicação nos treinos, que só queira brincar, que não veja nos treinos um meio de aprender e evoluir, poderá ser um permissível a fraquezas, uma vez que com certeza no jogo irá cometer determinadas falhas, irá ser chamado á atenção, poderá começar a ser alvo de desconfiança por parte dos colegas, entrará em falta de confiança, tornasse-a num atleta instável durante o jogo.
Todos estes aspectos devem ser devidamente trabalhados, deverá haver sempre grande dialogo entre treinadores e atletas, um grande espírito de grupo, uma grande força interior e uma grande união entre todo o grupo de trabalho, todo o grupo se tornará forte, estável, superior e imperturbável a tudo o que o rodeia.
Cabe-nos a nós treinadores ajudar todos os nossos atletas a serem cada vez mais fortes e consistentes quer ao nível mental, motivacional e relacional




MPA

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