quarta-feira, 29 de junho de 2011

DANIELA RIBEIRO GR INTERNACIONAL A - ANTEVISÃO TICE 2011


QUAIS AS EXPECTATIVAS QUE TENS PARA O TICE 2011?
A iniciativa por si só, para além de aliciante, é sem dúvida mais uma criação de um grande espectáculo de futsal feminino. Creio que dará mais uma oportunidade de se provar que o futsal feminino tem qualidade e que são iniciativas como esta que nos ajudam a percorrer este longo caminho. A presença de excelentes equipas eleva a fasquia do torneio mas nem por isso baixam as ambições. Treinamos para alcançar determinados objectivos e certamente lutaremos para isso.
PARA ESTE ANO O QUADRO COMPETITIVO FOI ALARGADO A 6 EQUIPAS, O QUE VAI PROPORCIONAR CERTAMENTE UMA MAIOR COMPETITIVIDADE E QUALIDADE A ESTA EDIÇÃO. ANTEVES GRANDES JOGOS? ALGUMA EQUIPA QUE TE DESPERTE MAIOR CURIOSIDADE?
Sem dúvida que existirão excelentes jogos e repletos de qualidade. Uma equipa que desconheço por completo é a selecção de Angola e não tenho qualquer noção da evolução do futsal feminino no país e daí suscitar uma certa curiosidade.
ATLÉTICO DE MADRID E UNOCHAPECO APRESENTAN-SE COMO CABEÇAS DE CARTAZ, E APONTADOS COMO FINALISTAS DA COMPETIÇÃO, CONCORDAS COM ESTA OPINIÃO, OU PELO CONTRÁRIO E DADO A QUALIDADE DAS RESTANTES EQUIPAS CONSIDERAS MUITO PREMATURA ESTA ANTEVISÃO?
Sem dúvida que são duas excelentes equipas e como tal é perfeitamente normal serem consideradas cabeças de cartaz. Atlético de Madrid não conheço tão bem mas pelo que conheço de UNOCHAPECO é uma equipa tecnicamente muito evoluída e com um lote de jogadoras fenomenais. No entanto, não é de forma alguma de desprezar a qualidade presente nas restantes equipas, bem pelo contrário. Como tal, quanto a serem finalistas da competição e dada a diversidade de equipas presentes, concordo sim que seja de uma certa forma prematura tal antevisão.
QUE ANTEVISÃO FAZES PARA O PRIMEIRO JOGO DO AR RESTAURADORES AVINTENSES FRENTE Á SELECÇÃO DE ANGOLA?
Como para qualquer outro jogo, jogaremos para sair vitoriosas, pelo menos é par isso que trabalhamos e no fundo é esse o objectivo de todas as equipas. Creio que se o trabalho que ao longo de toda a época foi desenvolvido se aplicar tornaremos o jogo mais fácil.
ACREDITAS QUE FACE AO PRECÁRIO QUADRO COMPETITIVO ACTUAL DO FUTSAL FEMININO EM PORTUGAL, SÃO EVENTOS COMO ESTE QUE VOS PERMITEM EVOLUIR E ADEQUIR EXPERIENCIA NECESSÁRIA PARA ATINGIREM PATAMARES SUPERIORES A NIVEL INDIVIDUAL E COLECTIVO?
São sempre experiencias, tanto a nível individual como colectivo, bastante compensadoras. Para além do contacto com excelentes jogadoras internacionais, temos a oportunidade de conhecer outra realidades do futsal feminino. No entanto, tenho a certeza que são iniciativas como esta que dão a conhecer a qualidade que também está presente no futsal feminino português e que, na minha opinião, ainda não é devidamente recompensada, porque a grande diferença continua nos quadros competitivos, uma vez que a qualidade não será com certeza a razão para a inexistência dos mesmos.
QUAL A TUA OPNIÃO SOBRE O FUTSAL FEMININO ACTUALMENTE?
Na minha opinião, o futsal feminino em geral está em ascensão, que o diga a qualidade á vista de todos. No entanto, em Portugal, os quadros competitivos necessitam de uma urgente revisão. Torna-se bastante complicado acompanhar as expectativas  e ambições (individuais e colectivas) quando não nos é proporcionado um campeonato nacional que nos permita aumentar os níveis de competitividade. Acredito que viria a aumentar o número de praticantes e diminuir as desistências precoces do futsal feminino que tanto acontecem.
QUE MENSAGEM QUERES DEIXAR AOS ADEPTOS DO FUTSAL?
Compareçam nesta bela iniciativa que certamente se resumirá a um grande espectáculo de futsal e apoiem, não só as equipas de eleição mas o FUTSAL FEMININO. A felicidade da modalidade é sem qualquer dúvida contagiante e vosso contributo enquanto adeptos de futsal é gratificante.