sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E QUE ORGULHO PORTUGAL...FUTSAL PORTUGUÊS...FUTSAL FEMININO PORTUGUÊS

Com uma exibição de grande categoria, a Selecção Nacional de Futsal Feminina garantiu, esta sexta-feira, a presença na final da Taça Mundial, depois de vencer a anfitriã, Espanha, por 4-3, num encontro de emoções fortes. No jogo decisivo, Portugal vai encontrar o Brasil – que levou a melhor sobre a Rússia, por 4-0 – em Alcobendas, pelas 15h30 (hora de Portugal Continental).
 
Entrando muito bem na partida, a Equipa das Quinas viu-se em vantagem, por 2-0, logo aos quatro minutos, fruto de dois golos de rajada, da autoria de Inês Fernandes e Daniela Ferreira. As espanholas acusaram o toque, mas acabarm por reduzir, aos 15 minutos, por intermédio de Natalia.

Na etapa complementar, a Espanha tudo fez para empatar o jogo, mas sofreu um rude golpe quando Ana Azevedo (28') dilatou a vantagem lusa. Com mais posse de bola, as espanholas encontraram pela frente um conjunto luso inspirado, que com grande sentido colectivo foi anulando, com maior ou menor dificuldade, o ímpeto adversário.

Natalia (35') ainda deu esperanças a "nuestras hermanas", ma Rita Martins, a um minuto do final, resolveu o encontro, ainda que Sara Iturriaga tenha fixado o marcador, a 31 segundos do final.
 
“Prémio para Futsal Feminino Português”
Mal soou o último apito do jogo, a comitiva lusa fez a festa da qualificação para a final do Torneio Mundial. Feliz, mas sereno, Jorge Braz endereçou as primeiras palavras a todos quantos lutam pelo Futsal Feminino em Portugal. “Mais importante do que dissecar o jogo, penso que neste momento devo dirigir uma palavra de incentivo e agradecimento a todos quantos trabalham em prol do Futsal Feminino no nosso País. Num momento em que a Selecção retoma actividade, este resultado acaba por representar um prémio para o Futsal Feminino Português”, explicou.
 
Sobre o encontro, o Seleccionador Nacional elogiou o espírito de entreajuda patenteado pelas suas atletas. “Foram verdadeiramente fantásticas. Quando se tem a qualidade que elas demonstram e, ainda, se joga com um enorme espírito solidário e organização, então os sucessos aparecem. Defendemos bem e soubemos jogar com as nossas armas. Sabíamos que as espanholas são mais competitivas – fruto da maior intensidade das suas competições nacionais – mas acredito que as nossas jogadoras têm mais qualidade individual e isso veio, hoje, ao de cima”, prosseguiu.
 
Quanto à partida com as “canarinhas”, o responsável técncio luso espera “um jogo idêntico ao primeiro”, quando as duas formações empataram a duas bolas, com o Brasil a chegar à igualdade a doze segundos do fim, na transformação de uma grande penalidade. “Tivemos um grande desgaste físico na partida desta noite, mas tenho a certeza que as nossas jogadoras não vão sentir isso amanhã. Vão querer fazer mais e estarão com todo o empenho e vontade de vencer”, conclui.Ficha do JogoMeia-final do Torneio Mundial.
Pavilhão José Caballero, em Alcobendas (Espanha).

Árbitros: Lilla Perepatics (Hungria) e Danjel Janosevic (Croácia).
Espanha 3-4 Portugal (1-2, ao intervalo).

ESPANHA: Vanessa; Patri Chamorro, Sara Moreno, Bea Martín e Anita Luján.
Jogaram ainda: Ampi, Txitxo, Laura Fernández, Sara Iturriaga, Claudia Pons, Natalia, Alicia e Patri Jornet.
Treinador: José Venancio López.
Golos: Natália (15' e 35') e Sara Iturriaga (40')
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Amparo e Sara Moreno.

PORTUGAL: Ana Pereira; Inês Fernandes, Rita Martins, Ana Azevedo e Daniela Ferreira.
Jogaram ainda: Sofía Vieira, Maria Martins, Sofia Ferreira, Patrícia Magalhães, Catarina Silva e Sónia Coelho.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Inês Fernandes (4'), Daniela Ferreira (4'), Ana Azevedo (28') e Rita Martins (39').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Ana Azevedo.
 
FONTE: FPF