quarta-feira, 25 de abril de 2012

CHIPRE, FUTSAL EM EXPANSÃO


Não só do futebol vive o desporto no Chipre, reconhecido e entrando para os mapas do mundo com a brilhante prestação do APOEL na recente edição da Liga dos Campeões, o pais desperta para o futsal e para a evolução e notoriedade que a modalidade tem hoje em dia no panorama do desporto Europeu e Mundial.


Nicósia a capital, deixa de fervilhar não só com os sucessos das suas equipas no futebol, quer a nivel nacional como internacional, como passa a viver as grandes emoções dos jogos, e derbys entre as equipas da cidade.

Omonia e Ararat são as grandes referencias da Liga de Futsal do Chipre na atualidade e tem disputado entre elas a hegemonia na Liga. Ararat um clube que foca toda a sua estrutura em exclusivo no futsal equanto o Omonia é o chamado " clube de camisola",  com grande tradição no futebol, aposta tambem agora na sua equipa de futsal, tendo conseguido tornar-se na ultima época ja campeão, assistindo assim á possiblidade de participar nas competições europeias. (Uefa Futsal Cup).
Para a grande evolução que tem existido na modalidade, e consequentemente melhoria da prestação das equipas da liga, qualidade de jogo, aumento de espetaculo e visibilidade, tem contribuido a grande aposta dos seus dirigentes em fortalecer as suas estruturas e planteis, nomeadamente através de atletas estrangeiros de qualidade ja reconhecida na Europa.
Podemos considerar assim Nicosia a capital não só do pais como do futsal no Chipre. Uma cidade acolhedora, tranquila, que permite aos atletas que la habitam, trabalham e levam as suas vidas, establidade e segurança. Condições essênciais e que em muito contribuem para a melhoria da prestação dos atletas que hoje enriquecem a liga de futsal do pais.




RESUMO OMONINA NICÓSIA X ARARAT CLUB








Carlinhos Lisboa é na atualidade uma das grandes referências da liga cipriota, o atleta que representa o Omonia, e já atuou durante três temporadas em Portugal nomeadamente no Viseu Futsal, onde deixou saudades pelo seu profissionalismo e grandes capacidades enquanto atleta, fala-nos sobre a sua nova etapa na carreira e como esta o futsal no Chipre.
Depois de um contato de um amigo que já representava Omonia, e de conhecer a realidade do clube, Carlinhos não teve duvidas em aceitar este novo desafio.  As saudades da família e amigos são consideradas pelo atleta como a grande dificuldade de quem esta longe e faz carreira no estrangeiro, no entanto enaltece o carinho das pessoas no pais e a amizade " o pais é muito bom, as pessoas abraçam-te e são calorosas, o clima é fantástico e tudo isto acaba por facilitar em muito a adaptação".
Relativamente as condições de trabalho que encontrou o atleta brasileiro não tem duvidas, " encontrei uma estrutura fantástica, com grande profissionalismo, e que permite trabalhar sempre bem e estarmos ao nosso melhor nível". Conhecedor da realidade que tinha no Brasil e posteriormente em Portugal , considera que apesar da evolução que o futsal naquele pais esta a ter ainda não se pode comparar a ligas Portuguesa e Brasileiras com a Cipriota, " o futsal no Chipre esta em crescimento, tem evoluído nos últimos anos mas em Portugal e Brasil o nível esta muito alto, mas acredito que com a vontade das pessoas e a aposta que esta a ser feita em breve poderemos ter no Chipre uma grande liga de futsal"